A beleza da pele é fundamental não só para a aparência, mas também por ser um dos indicativos de uma boa saúde.  Por isso, uma pele que não está saudável, apresentando manchas, alterações de textura, erupções e sinais que não cicatrizam ou se desenvolvem com o passar do tempo sempre é um motivo de preocupação. Veja sobre Lift X.  Pensando nisso, a gente reuniu algumas causas e sintomas que indicam a necessidade de uma atenção maior a sua pele. Confira abaixo!

 Pele seca, áspera e com manchas escuras pontuais

Sinais de manchas escuras, alterações de ressecamento e aspereza na pele podem indicar a presença de uma doença chamada Pelagra. Uma patologia não contagiosa, provocada pela deficiência de niacina (vitamina B3).

Por conta da má absorção da vitamina B, pessoas dependentes de álcool estão mais suscetíveis a este tipo de alteração cutânea, já que o álcool impede a absorção correta da vitamina B.

Manchas amareladas ao redor dos olhos

Manchas amareladas na pele ao redor dos olhos, como se fossem bolsas ligeiramente salientes  podem indicar uma condição chamada de Xantelasma (ou xanteloma). O Xantelasma não é exatamente uma doença em si, mas a sua existência indica um distúrbio no metabolismo, dentre os quais, os mais comuns são colesterol alto e descontrole do diabetes. Além das pálpebras e ao redor dos olhos, essas manchas podem aparecer em qualquer região do corpo como nos cotovelos, articulações, tendões, joelhos, mãos, pés e nádegas.

Acne

A acne é o nome dados aos cravos e espinhas que ocorrem por conta de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, são aqueles famosos pontos pretos e erupções amareladas que surgem na pele.

A acne é uma doença de pele, que acomete adultos, especialmente as mulheres, e a maior parte dos adolescentes. São várias as causas da acne, que vão desde a atividade hormonal, a até mesmo o uso de determinados medicamentos e uma alimentação inadequada.  Embora atinja  o rosto, também é bastante frequente no peito, ombro, braços e costas.

Feridas que não cicatrizam

Toda lesão que demora muito a cicatrizar indica problemas não só de pele, mas de saúde no geral. Feridas nas pernas e pés que não cicatrizam entre sete e dez dias podem indicam diabetes, ou ainda câncer de pele, caso a ferida forme crostas, que ao se desprenderem causem sangramento.

Rugas, manchas de sol, pescoço irritável e de cor desigual, pele sensível, olheiras excessivas.

Esse conjunto de sintomas, quando surgem entre 20 e 30 anos de idade, aponta para um envelhecimento precoce da pele. Os sintomas ocorrem pela associação da má alimentação, desidratação, desordens do sono e a falta de uso de protetor solar.

Manchas esbranquiçadas em formato cilíndrico

Esse tipo de mancha sugere uma doença chamada Pitiríase versicolor. Causada por fungo, a patologia é mais conhecida como Pano Branco e ocorre por diferentes motivos, como, por exemplo, comprometimento do sistema imunológico, calor em excesso e oleosidade da pele, veja mais sobre pele oleosa.

Se você apresenta alguns dos sintomas descritos ou qualquer outro que cause desconforto físico ou mesmo estético, sempre consulte um especialista, só ele poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento para a sua pele ficar bonita e saudável!