Todos temos problemas algumas vezes, e isso acontece com certa regularidade quando o assunto é dinheiro, especialmente em um momento de crise como este em que vivemos. Como consequência, ter o nome inserido nas instituições de proteção ao crédito (SPC/SERASA), aliás: saiba como fazer uma consulta cpf na receita, pode ser um grande inconveniente, mas passível de ser resolvido sem grandes dificuldades.

Vamos falar sobre a importância desses órgãos e quais as formas que tirar seu nome do SPC/SERASA, com realismo e mostrando os prós e contras de cada caso.

Qual a importância do SPC/SERASA?

A importância de órgãos como esse e facilitar a oferta de credito para pessoas que são boas pagadoras. Graças a trabalhos como esses, é possível conseguir cartão de crédito até pela internet atualmente. Além de oferece excelentes ofertas por outros meios.

Sendo assim, apesar de ser um grande transtorno estar dentre os inadimplentes, o serviço oferecido pelo SPC /SERASA é excelente adequado, oferecendo seguranças para as instituições financeiras e mais qualidade para quem precisa desses serviços. Saiba como consultar CPF de graça.

Quais são os procedimentos para tirar o nome do SPC / SERASA?

Existem 3 formas principais de tirar seu nome do SPC/SERASA, e embora todas tenham vantagens e desvantagens , é importante analisar a todas elas:

  • Pagando a dívida integralmente à vista: Com esse pagamento à vista a empresa à qual você deve, seu nome é retirado em até cinco dias úteis do SPC/SERASA. É a forma mais óbvia e, às vezes, complexa de resolver a questão, já que nem sempre os juros são abatidos, o que faz dessa possibilidade um pouco prejudicial.
  • Fazendo um acordo de pagamento parcelado. Com o Acordo de pagamento parcelado, você paga em dívida em duas ou mais vezes e se livre do SPC e SERASA até 5 dias após o pagamento da primeira parcela. Se a segunda parcela não é paga, o nome volta a ser negativado. É uma forma mais eficiente de pagar a sua dívida, embora tenha menos chance de desconto no que o pagamento à vista. Para dívidas maiores, o parcelamento ajuda você a ter acesso novamente acesso ao crédito e, mantendo suas contas em dia, voltar a ter uma vida mais completa em relação a esses valores.
  • Prescrição da dívida: após cinco anos da dívida contraída, o cadastro no SPC deixa de existir e a pessoa deixa de sofrer qualquer tipo de restrição pela dívida em questão. Não é a forma mais honrosa de sair do SPC, mas algumas vezes não existe outra opção. Lembrando que alguns contratos, especialmente os de veículos e imóveis, envolvem a retomada do bem pela justiça, o que já configura uma fora de término da dívida.

Quais são os cuidados adicionais que você deve ter com o seu crédito?

Uma das questões mais importantes sobre manter seu nome limpo e evitar problemas é o clássico “emprestar o nome”, que é fazer uma compra ou financiamento para uma pessoa com o nome já no cadastro de inadimplentes. Como não poderia deixar de ser, é muito provável que uma pessoa com o nome já prejudicado tenha dificuldades adicionais para honrar esses pagamentos, o que faz com que o processo todo ainda piore para quem emprestou o nome. Em nome das suas amizades e dos seus relacionamentos com parentes, não recomendamos a prática.