Popular entre celebridades de Madonna para Miranda Kerr, bagas de goji têm sido utilizados na medicina chinesa há mais de 6.000 anos.
Estas bagas vermelhas enrugadas são alegados para impulsionar a atividade do sistema e do cérebro imunológico, proteger contra doenças cardíacas e câncer, e melhorar a expectativa de vida.
Goji berries contêm vitamina C, vitamina B2, vitamina A, ferro, selênio e outros antioxidantes (nomeadamente polissacarídeos).
Fizemos uma parceria com a Associação Dietética Britânica (BDA) para examinar se as alegações de saúde sobre goji berries são suportadas pela evidência.
As evidências sobre bagas de goji

Pode Goji Berry melhorar a imunidade, doenças cardiovasculares e expectativa de vida?

Não há nenhuma evidência confiável para apoiar estes benefícios de saúde alegados. A maior parte da investigação sobre estas condições são de pequeno porte, de má qualidade, e realizados em laboratórios usando extractos purificados e altamente concentradas do goji berry.
Não bagas de goji ajudar o bem-estar, atividade cerebral e digestão?
Um pequeno estudo de 2008 descobriu uma bebida diária de 120ml de suco de goji berry por 14 dias sentimentos de bem-estar, atividade cerebral e digestão melhorou. No entanto, o estudo envolveu apenas 34 pessoas e foi a tentativa de medir os efeitos do suco de goji em uma variedade de condições. Os resultados do estudo foram inconclusivos.

Pode goji berries prevenir o câncer?

Um dos mais falou sobre estudos clínicos sobre bagas de goji é um estudo de 1994 chinês realizado em 79 pacientes com vários cancros avançados. Constatou-se que aqueles tratados com imunoterapia em combinação com polissacarídeos do goji viu seus cancros regredir. Infelizmente, a informação sobre o desenho do estudo e os compostos goji berry utilizados são escassos, por isso é difícil de avaliar plenamente o significado dos resultados.

O veredicto do nutricionista em Goji Berry

Alison Hornby, um nutricionista e porta-voz BDA, diz a evidência por trás das alegações de saúde sobre bagas de goji é fraca.
Ela diz: “Vários produtos goji berry são vendidos como alimentos saudáveis, mas a evidência de seus benefícios de saúde até agora vem de estudos científicos usando extractos purificados da fruta em concentrações muito mais altas do que os produtos contêm, como é o caso do Goji Pro e do Goji Top.
“À medida que estes produtos tendem a ser relativamente caros, faz sentido manter a comer uma variedade de frutas e legumes em vez de gastar o seu dinheiro com isso um item sem benefícios de saúde comprovados.”